segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ai ai ai ...... Será???

Ai gente..... essa minha família... Vcs acreditam que minha irmã acabou de me ligar perguntando se eu ainda tinha as compressas pra por na mama?? Eu fiquei pensando.... Como assim?? Pra que ela quer?? E daí veio ela com a notícia..... "Ai Mana, amanhã eu vou fazer mamotomia, vou tirar um nódulo e fazer biópsia."  Jesusssssssssssssssss................... Que susto!! E o pior é que ela não contou pra ninguém pra não nos preocupar.... hahahahahhahaha Até parece, né?? Amanhã vai todo mundo com ela fazer o exame... :)
Estamos bem confiantes porque a conclusão da ultra-som foi BI-RADS 3.

Deixa eu explicar: Essa categoria vai de 1 a 6 e VPP significa valor preditivo de malignidade
- CATEGORIA 1 = MAMOGRAFIA NEGATIVA PARA MALIGNIDADE (mamas sem nenhum achado radiográfico) - VPP 0%.

- CATEGORIA 2 = ACHADOS RADIOGRÁFICOS BENIGNOS - VPP 0%. ·

- CATEGORIA 3 = ACHADOS RADIOGRÁFICOS PROVAVELMENTE BENIGNOS - VPP 2%.

- CATEGORIA 4 = ACHADOS SUSPEITOS PARA MALIGNIDADE- VPP >2 e < 90%.
Esta categoria, no BI-RADS de 2003, foi subdividida em 3 itens, dependendo do grau de suspeição para malignidade: 4a, com menor grau de suspeição, 4b com grau de suspeição intermediário e 4c com maior grau de suspeição.
Ainda não sabemos qual o VPP exato de cada subcategoria mas, na prática, isso não tem muita importância, já que, como veremos adiante, todos os achados mamográficos da categoria 4 têm indicação de biópsia.

- CATEGORIA 5 = ACHADOS MUITO SUSPEITOS PARA MALIGNIDADE VPP > 95%.

- CATEGORIA 6 = aqueles casos já biopsiados e com diagnóstico de carcinoma, mas antes de serem submetidos a terapia definitiva (cirurgia, radioterapia ou quimioterapia).

Dentro da categoria 2, estão os nódulos com conteúdo gorduroso, como os lipomas, hamartomas, cistos oleosos e as galactoceles; os fibroadenomas com calcificações típicas em pipoca; uma enormidade de calcificações benignas, como as vascualares, as ductais secretórias, as cutâneas; e as áreas de distorção de arquitetura em regiões comprovadas de cirurgia prévia.

Os achados da categoria 3 incluem os nódulos não palpáveis, com morfologia redonda, ovalada ou levemente lobulada, sem calcificações e com contornos bem definidos; as microcalcificações agrupadas, com morfologia arredondada ou puntiforme e distribuição em círculo e as densidades assimétricas, não palpáveis, sem calcificações ou distorção e tendo tecido adiposo de permeio.

Os achados da categoria 4 incluem os nódulos mal definidos, microlobulados ou com calcificações que não sejam as típicas de fibroadenoma ou de leite de cálcio; as microcalcificações agrupadas pleomórficas ou amorfas e as microcalcificações puntiformes com distribuição linear/ segmentar; as densidades assimétricas com distorção de arquitetura ou calcificações e as áreas de distorção de arquitetura que não sejam em áreas de manipulação cirúrgica.

Finalmente, os achados mamográficos classificados na categoria 5 são os radiologicamente malignos e incluem os nódulos espiculados e as microcalcificacões agrupadas, pleomórficas, lineares ou ramificadas, com distribuição ductal. 

Bom, já que o nosso histórico familiar é HORRÍVEL, o médico achou melhor já tirar tudo. Quando sair o resultado eu conto pra vcs...... Vamos rezar!!

P.S.: Quando descobri o meu nódulo, a categoria da primeira ultra-som foi BI-RADS 4A e da segunda BI-RADS 4C. Então o da minha irmã ser BI-RADS 3 nos dá uma enorme esperança que não vai ser nada...

Beijossssssssss

Um comentário:

  1. Oi, estou apavorada pois fiz minha primeira mamografia e ecografia mamaria, e o resultado foi bi-rads 3...ainda nao fui no medico levar o resultado mas estou apavorada com muito medo.

    ResponderExcluir