quarta-feira, 28 de julho de 2010

Neutropenia Febril

Bom pessoal, depois do susto já estou na minha casa sendo paparicada por todo mundo e me recuperando. Na realidade não foi fácil, passei muito mal, mas ainda acredito num poderoso Deus. Eu tive neutropenia febril (segue explicação abaixo do que é isso) e as consequências dela não são fáceis de aguentar.... ainda mais quando associadas a herpes e aftas na boca inteira.... Foram 3 dias de febre, 3 dias sem comer, 3 dias de dor, 3 dias de muita agonia e angústia, mas graças a Deus tudo passou e agora preciso me recuperar pra semana que vem aguentar outra quimioterapia. Ah... ganhei um presente do meu amor no dia q sai do hospital....... uma caixinha cheia de pão de mel..... Ai q delícia.... não vou dar um pedacinho pra ninguém.... hehehhehehhe  AMO MUITO TUDO ISSO.... Bem, por hoje acho que é só e como já tinha prometido, vai uma foto minha com a boina linda q ganhei da minha cumadre.... Não reparem na minha cara de abatida, mas essa cara durará poucos dias :)  ..... Ah..... não reparem tbm q minha bebê saiu vesguinha...... hehehehehe

NEUTROPENIA PÓS-QUIMIOTERAPIA
by dr. Celso Massumoto
        A neutropenia é caracterizada quando o paciente apresenta <1.500 segmentados/mm3. Geralmente, a neutropenia, em oncologia, está associada ao uso de agentes quimioterápicos e/ou ao uso de radioterapia. O grau depende do agente quimioterápico utilizado assim como de sua dose.
        O transplante de medula óssea (TMO) é uma estratégia terapêutica empregada no tratamento de alguns tumores sólidos e de neoplasias hematológicas. Os regimes de condicionamento utilizados costuma causar neutropenia severa e prolongada, situação que predispõe os pacientes a alto risco de infecções bacterianas e fúngicas. A mucosite oral é freqüente e ocorre em graus variáveis na dependência de vários fatores.
NEUTROPENIA FEBRIL – TRATAMENTO
        Considera-se neutropênico febril o paciente que apresenta <1.500 segmentados/mm3 e temperatura igual ou superior a 37,8°C. Deve ser realizado um exame físico cauteloso com atenção especial para orofaringe, região perianal, avaliação do cateter central e ausculta cardiopulmonar.
        Após estabelecimento da febre, a terapêutica inicial mais comum é a monoterapia à base de cefalosporina de quarta geração ou carbapenem.
        Se o paciente permanece neutropênico febril entre o quinto e o sétimo dia após introdução de cefalosporinas de quarta geração e glicopeptídeos, a anfotericina deve ser introduzida. A anfotericina convencional tem sido empregada por ser de baixo custo, entretanto, a formulação lipídica (lipossomal) não provoca efeitos colaterais.

Um comentário:

  1. Graças a Deus q já está td bem! Desejo de coração q estes momentos passem logo e q vc fique boa rapidinhooo!
    Deus a abençõe sempre.

    bjsss

    Laura Catarine
    28/07/10 - 15:33

    ResponderExcluir